quarta-feira, maio 24, 2006

Luz do sol



Estava eu ouvindo Caetano Veloso quando prestei um pouco mais de atenção em um trecho dessa música(Luz do sol) em que ele diz:"Marcha o homem sobre o chão/ leva no coração / uma ferida acesa/ Dono do sim e do não/ diante da visão da infinita beleza/ Finda por ferir com a mão essa delicadeza/ coisa mais querida".
Acho que a ferida a que ele se refere é a que ganhamos quando fomos expulsos do paraíso e talvez seja por isso que passamos a vida toda tentando cura-la,alguns dedicam seu tempo a ganhar muito dinheiro, outros a amores impossíveis, outros a esportes perigosos, mas todos com o mesmo objetivo, encontrar o paraíso perdido.
Quem não acredita na história do paraíso sai pelo mundo machucando outras pessoas, ou machucando a si próprio tentando em vão curar sua ferida.
O homem é realmente dono do sim e do não,do bem e do mal, ou seja tem a chance de escolher entre o certo e o errado, tem o que chamamos de Livre Arbítrio, o problema é que ficamos tão obcecados em escolher entre o sim e o não que deixamos de ver a infinita beleza que nos cerca o tempo todo.
Não vendo a infinita beleza findamos por ferir as coisas delicadas que nos cercam, como a natureza e principalmente nossos semelhantes, que entre tudo que está ao nosso lado é a maior beleza que nos cerca e o que há de mais delicado ao nosso redor.
Prá curar nossa ferida é preciso cuidarmos de nós mesmos e também cuidar do nosso próximo, deixarmos de ser egoístas, ver o outro como uma coisa delicada, que também tem uma ferida que precisa ser cuidada.
NOOOOOSA!!Essa Caetano já foi bom, em uma frase consiguia expressar tanta coisa, ou será que fui eu quem surtou e vi tudo isso????